quinta-feira, 22 de março de 2018

Eco



"eco" é um díptico
e está exposto até 5/5/18
no centro hélio oiticica,
numa coletiva sobre poesia expandida
com uma turma incrível
& curadoria da Pollyana Quintella (mais dados aqui)

o trabalho que fiz é composto por um áudio (este acima)
e por um livro "apagado", "riscado", "censurado":
nele pulsam apenas as ocorrências da palavra "coração".

parti do coração da rosa batendo no ultrassom
para uma pesquisa sobre o coração na poesia brasileira.
dessa pesquisa, selecionei um livro
para apagar e expor:
abaixo algumas imagens do livro já "apagado"
(as duas primeiras da Jessica di Chiara,
tiradas lá mesmo na exposição)

e por fim lembro essa anedota do joão cabral
em um encontro com vinicius de moraes
em que cabral teria cobrado de vinícius
o excesso de coração na poesia e cancioneiro do colega:
"você não sabe cantar outra víscera?"

para quem disse que não falo de coração,
agora sou sentimental.









3 comentários:

  1. Marília, como gosto do teu trabalho.

    Deixo aqui um poema, se gostar responda (ou não).

    Depois dos sismos fizeram escavações.
    Teu nome apareceu furtivo entre inscrições rupestres, num fundo de galeria.
    Naquela tarde de entulhos, soou tão benigno como pesar plumas.
    Surreal como achar uma fatia de bolo no meio de um salmo.
    Andei a fazer confidências, em caixa dois, para a lua cheia.
    Padeci de taquicardia. As minhas esperas mofavam com a umidade das horas.
    Vivia só por dever de ofício.
    Mas, afinal, por onde andavas, tu que me socorrias das asperezas?
    Eu agora, pretendo demover paredes,
    Dependo somente do escândalo das tuas utopias.
    Volte a me escoltar e traga sapatos de trapezista.
    Sozinha, sem tua assinatura, quase sucumbi na repartição.
    Na rua, engoli o choro, mas igual me assaltaram.
    Em casa, cheguei, não me viram.
    O que está faltando para irmos juntos ao cinema?

    (o poema é de Teresinha Motta)

    Abraços do Léo


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi, leo, obrigada pelo comentário e pelo poema (que ficaram perdidos aqui em "moderação" e só agora estou vendo!)
      gostei muito
      abraços

      Eliminar